Pular para o conteúdo principal

Ciclo da pulga

Imagem relacionada
A pulga é um inseto que parasita vários animais. Existem vários tipos de pulgas e a preferência de cada uma delas por certa espécie de mamífero. A pulga do cão e do gato geralmente não sobe em seres humanos pela simples razão que elas gostam de animais com temperatura entre 38,2ºC a 39,5 ºC (graus centigrados). As pulgas sobem na gente se estivermos com febre por exemplo.
Cada pulga  adulta coloca cerca de 30 a 40 ovos todos os dias. Estes ovos são colocados em cima do animal e no chão da casa.  Os ovos eclodem e as larvas se alimentam de pó (poeira) no chão. Depois as larvas pupam (viram casulos como as borboletas) e ao eclodirem viram pulgas prontas para recomeçar o ciclo.
Para se exterminar as pulgas devemos controlar a pulga em cima do animal, no meio ambiente e matar os ovos ou torná-los inférteis.
As pulgas preferem colocar seus ovos em locais secos, bem abrigados, de baixa umidade e com boa quantidade de alimento para as larvas (poeira). Isto significa que o ambiente mais propicio  para a reprodução delas são carpetes, chão de tabua corrida (com suas frestas), tacos de madeira e nos jardins, locais de folha seca, que é onde os nossos animais gostam de deitar e descansar.
Os medicamentos para controlar a infestação de pulgas hoje em dia além de matarem as pulgas em cima do animal têm também substâncias que ao serem absorvidas pela pulga acabam  infertilizando seus ovos.

A dedetização do ambiente quando a carga de infestação é muito alta deve ser feita mas retirando o animal pelo menos 3 dias e fazendo uma boa limpeza no local antes da volta deles.
Existem mais de 50 produtos para tratamento de pulgas no mercado.Sempre procure um medicamento sob orientação veterinária e que seja de baixa toxicidade e alta eficiência.

Não se esqueça de consultar sempre o médico veterinário, ele é o único profissional habilitado para cuidar da saúde de seu animal.

Postagens mais visitadas deste blog

28 de setembro – Dia Mundial de Combate à Raiva

Para lembrar a importância de controle e prevenção do vírus da raiva, a  Aliança Global para o Controle da Raiva (ARC ), com o apoio da  Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)  e da  Organização Mundial da Saúde (OMS) , comemoram, em 28 de setembro, o Dia Mundial de Combate à Raiva. Por ano, mais de 40 mil pessoas morrem em todo o mundo em decorrência do vírus. Desde 2004, ele está sob controle, no Brasil. Até então, era um grave problema, principalmente devido à raiva urbana, transmitida por cães e gatos. Mas ainda existem outros animais transmissores da doença, como os morcegos, hematófagos ou não. A doença transmitida por esses animais em ambiente urbano vem sendo identificada com frequência cada vez maior. O médico-veterinário tem papel fundamental na luta contra a raiva. Ele atua nos sistemas de saúde e fica responsável por prevenção, controle, diagnóstico clínico e laboratorial da doença. Ele avalia fatores de risco quanto à transmissão do vírus no ...

Dia de banho

“Sábado é dia de banho.” Essa expressão popular, muito utilizada em brincadeiras, pode soar como falta de higiene para os humanos, mas não para os pets. Isso porque a recomendação é que os cachorros tomem banho exatamente uma vez por semana, ou, dependendo do caso, duas vezes ao mês.  Os cães podem tomar banhos semanalmente, ou a cada 15 dias. Depende de quanto se sujam (alguns cães que saem todo dia à rua podem voltar sujos), ou mesmo na dependência do tipo de pelagem, eles podem requerer banhos mais frequentes E quem pensa que gato não toma banho está muito enganado. Os felinos também devem enfrentar o banho, mas no caso deles, apenas uma vez ao mês. Normalmente, os gatos são mais limpos. Eles fazem a higiene do pelo (lambem-se) todos os dias. No caso dos gatos, um banho por mês pode ser suficiente, mas com o intuito de retirar os pelos mortos, assim como a escovação do pelo, que pode ser diária. Alguns gatos podem tomar banhos com intervalos de me...